Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/268
Título: Análise da divulgação de itens da DFC e sua influência em índices financeiros das companhias abertas de petróleo, gás e biocombustíveis da BM&FBOVESPA
Autor(es): AZEVEDO, Camila Catarine de Araújo
Palavras-chave: Demonstração dos Fluxos de Caixa;Pronunciamento CPC 03 – DFC;Índices Financeiros
Data do documento: 21-Jun-2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: AZEVEDO, Camila Catarine de Araújo. Análise da divulgação de itens da DFC e sua influência em índices financeiros das companhias abertas de petróleo, gás e biocombustíveis da BM&FBovespa. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é verificar como as empresas do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, que têm ações negociadas na BM&FBOVESPA, divulgaram os itens de classificações alternativas na DFC, à luz das normas do CPC 03, e se o uso de classificações diversas àquelas utilizadas nas suas publicações traria alguma alteração nos índices financeiros que utilizam dados da DFC na sua estrutura. Foram analisadas 6 empresas desse setor específico , que juntas publicaram 16 demonstrações contábeis consolidadas no período de 2009 a 2011, a fim de averiguar as formas de divulgação dos itens na DFC. Posteriormente, foram calculados e comparados alguns índices financeiros baseados em dados publicados e ajustados de acordo com as sugestões do CPC 03, a fim de mensurar as diferenças obtidas. A pesquisa constatou que apesar das empresas pertencerem ao mesmo setor de atuação, não houve uniformidade na classificação dos itens analisados e que as empresas OGX Petróleo e Gás Participações S.A e Petróleo Brasileiro S.A – Petrobrás apresentaram classificações diversas àquelas sugeridas pelo CPC 03. Quanto à análise dos índices financeiros extraídos da DFC, pode-se inferir que as diferenças podem ser relevantes, visto que a partir da análise dos dois resultados para usuários distintos é possível haver conclusões e tomada de decisões distintas em relação a saúde financeira das empresas.
Descrição: Profº Diogo Henrique Silva de Lima e Profº Renato Henrique Gurgel Mota.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/268
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamilaCAA_Monografia.pdfArtigo Principal623,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.