Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/265
Title: Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Authors: SILVA, Vanessa Camilo dos Santos
Keywords: Information Literacy;Digital Literacy;Sociedade da Informação
Issue Date: 2009
Publisher: Biblioteconomia
Citation: SILVA, Vanessa Camilo dos Santos. Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2009. 2009 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia,UFRN, Natal, 2009.
Abstract: Aborda a questão da Information Literacy, ou, Competência em Informação como habilidade no acesso e uso da informação e transformação dessa em conhecimento. Entende a Information Literacy, como elemento potencializador do desenvolvimento social e norteador no processo de aquisição da informação. Objetiva analisar o fenômeno da competência em informação nos graduandos do curso de Biblioteconomia da UFRN. Especificamente visa expor a conceituação e histórico de desenvolvimento do termo assim como características inerentes a essa concepção, além de suas outras vertentes: Information Literacy Education, Digital Literacy. A metodologia utilizada para formatação do estudo foi a de pesquisa bibliográfica com uso de materiais eletrônicos, artigos científicos, livros entre outros. Foi realizada também uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários semiestruturados. A proposta teórica que norteou a pesquisa foi a Standardized Assessment of Information Literacy Skills (SAILS) - Padrão Normalizado para Mensuração de Habilidades de Competência em Informação da UNESCO. A pesquisa aponta que os estudantes de biblioteconomia em sua maioria fazem uso das tecnologias de informação para fins de socialização,costumam utilizar estratégias de busca para localizar informação, mas em sua maioria desconhecem o termo Information Literacy bem como sua aplicabilidade.
Description: Participaram da Banca Examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Luciana Moreira Carvalho (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/265
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VanessaCSS_Monografia.pdfTexto completo1.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons