Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/260
Title: Recuperação da informação na Web: uma análise da ferramenta de busca Google Acadêmico
Authors: SOUZA, Fernanda Andréa Siqueira de
Keywords: Recuperação da Informação;Web;Google Acadêmico;Bibliotecário
Issue Date: 2009
Publisher: Biblioteconomia
Citation: SOUZA, Fernanda Andréa Siqueira de. Recuperação da informação na Web: uma análise da ferramenta de busca Google Acadêmico. 2009. 73 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2009.
Abstract: Aborda os aspectos conceituais da informação, mostrando sua relevância para a sociedade da informação/conhecimento. Explana acerca do desenvolvimento da Web, apresentando suas diferentes gerações e caracterizando-as. Mostra os mecanismos de busca, expondo suas diversas denominações, classificação, tipos e as singularidades de cada um deles, enfatizando que as particularidades dos mecanismos de busca refletem diretamente na recuperação da informação. Menciona a importância do profissional bibliotecário na organização da informação na Web para facilitar os processos de busca e recuperação da informação, destacando que esse profissional precisa se adequar as exigências do mercado informacional no ambiente Web. Analisa a ferramenta de busca Google Acadêmico, mostrando sua criação, particularidades, funcionalidade, como é construída a lista de resultados, além de explicar o processo de busca e recuperação da informação, exemplificando-o com a busca simples, sem usar filtros e com a utilização de recursos de recuperação da informação. Com isso, o presente estudo tem como objetivo mostrar as diferentes formas de operação da ferramenta de busca Google Acadêmico, e como os recursos de recuperação da informação podem afetar os resultados de uma pesquisa. Utiliza como procedimentos metodológicos pesquisas bibliográficas e eletrônicas, bem como o estudo de caso para propiciar um melhor entendimento do assunto em questão. Finaliza evidenciando que a recuperação da informação em qualquer ferramenta de busca requer um mínimo de conhecimento por parte dos usuários acerca da ferramenta escolhida, destacando a importância dos profissionais que desenvolvem essas ferramentas de disponibilizar instruções de uso e das potencialidades das mesmas.
Description: Participaram da Banca Examinadora as professoras Francisca de Assis de Sousa (DEBIB) e Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/260
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FernandaASS_Monografia.pdfTexto completo812.11 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons