Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/248
Title: Como o bibliotecário gerencia o fluxo da informação na biblioteca digital
Authors: SILVA, Marcilio Wagner Dantas
Keywords: Biblioteca Digital;fluxo da informação;Internet;bibliotecário digital;Metadados
Issue Date: 21-Jan-2005
Publisher: Biblioteconomia
Citation: SILVA, Marcilio Wagner Dantas. Como o bibliotecário gerencia o fluxo da informação na biblioteca digital. 2005. 58 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2005.
Abstract: Analisa a importância do bibliotecário digital gerenciando o fluxo da Informação na Biblioteca Digital. Destaca a história da Internet, sua relevância. Enfatiza as diferenças da Biblioteca Eletrônica, Digital e Virtual. Ressalta a Biblioteca Digital com relação a sua segurança, recuperação da informação, metadados e interoperabilidade, levando-se em conta as novas ferramentas que o bibliotecário deve trabalhar na Informação Digital e sua contribuição para a Rede. O objetivo principal da informação na Biblioteca Digital é lado social para com os exclusos digitais, abrangendo também os deficientes de uma maneira geral, e os seus engajamentos nessa tecnologia, que conduz o fluxo da informação com maior rapidez. A metodologia empregada foi à busca, consulta e coleta na Internet em bases de dados para o melhor entendimento do funcionamento da Internet e Web para o aprendizado do bibliotecário digital e como gerenciar as informações. Os resultados relacionados ao uso da informação e seu gerenciamento, incluindo a possibilidade de softwares livres ou de fonte aberta para metadados e interoperabilidade, conforme pesquisados. Conclui-se então com a possibilidade de aproximar as pessoas que estão distante das tecnologias digitais, apesar do seu alto custo e complexibilidade, com a intervenção do bibliotecário, trabalhando estas novas tecnologias. Os seres humanos dependem dos conhecimentos e criatividade do bibliotecário trabalhando com a biblioteca digital, além de sua habilidade para acessar as várias ferramentas apresentadas na Internet, nos buscadores, por informações.
Description: Participaram da Banca Examinadora as professoras Maria do Socorro de Azevedo Borba (DEBIB) e Eliane Ferreira da Silva (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/248
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcilioWDS_Monografia.pdfTexto completo1.29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons