Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/233
Title: Biblioterapia: uma análise da contribuição bibliotecária junto às crianças com câncer
Authors: BEZERRA, Gesiane Ferreira
Keywords: Biblioterapia;Leitura;Bibliotecário;Câncer infantil
Issue Date: 14-Dec-2011
Publisher: Biblioteconomia
Citation: BEZERRA, Gesiane Ferreira. Biblioterapia: uma análise da contribuição bibliotecária junto às crianças com câncer. 2011. 47 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2011.
Abstract: Analisa como o bibliotecário pode contribuir na biblioterapia com crianças com câncer. Versa o que seja Biblioterapia na ótica da Ciência da Informação/Biblioteconomia. Percebe-se que a etapa inicial na vida de cada indivíduo é marcada através das experiências e vivências que são consideradas importantes dentro do contexto social, familiar e educacional, proporcionando o acesso ao aprendizado e ao conhecimento no desenvolvimento do mesmo. Destaca que indivíduos, em situações de anormalidade, ao ler um livro ou ouvir historias, sofrem um processo interativo quando se identifica com o texto. A pesquisa tem como objetivo geral, analisar as ações do bibliotecário nas atividades desenvolvidas na biblioterapia; e, como objetivos específicos, identificar se a Biblioterapia poderá trazer benefícios; identificar a prática de leitura como uma atividade de lazer; identificar o papel do Bibliotecário no processo de socialização; identificar o usuário no processo de biblioterapia. Ressalta que a Biblioterapia pode ser entendida como um método que é utilizado, pela educação, na reabilitação e na terapia, ou mesmo, no processo de socialização de indivíduos portadores de enfermidades como o câncer. Os procedimentos metodológicos se basearam em pesquisas bibliográficas / eletrônicas, através de livros, periódicos, anais de eventos pertinentes ao assunto, com a finalidade de obter embasamento teóricometodológico para o desenvolvimento concreto da pesquisa e a formalização do trabalho monográfico. Aborda a Biblioterapia, destacando sua história e conceitos, bem como sua evolução histórica. Ressalta as práticas de leitura e as vantagens advindas com a técnica. Descreve o perfil bibliotecário. Apresenta o usuário no processo de Biblioterapia. Considera que a Biblioterapia surge como uma perspectiva benéfica no comportamento do indivíduo, e que as práticas biblioterapêuticas tem como finalidade de proporcionar a pacificação das emoções e contribuir para o desenvolvimento psicossocial dos indivíduos, em especial nas crianças enfermas de câncer.
Description: Participaram da Banca Examinadora os professores Eliane Ferreira da Silva(DEBIB) e Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/233
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GesianeFB_Monografia.pdfTexto completo181.76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons