Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/231
Title: A gestão da informação na área de segurança pública: gerenciamento eletrônico dos documentos e segurança da informação do centro integrado de operações de segurança pública - CIOSP-RN
Authors: FREITAS, Francisco Tércio de
Keywords: Informação;Sociedade da informação;Gestão da informação;Segurança da Informação
Issue Date: 7-Dec-2011
Publisher: Biblioteconomia
Citation: FREITAS, Francisco Tércio de. A gestão da informação na área de segurança pública: gerenciamento eletrônico dos documentos e segurança da informação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – CIOSP - RN. 2011. 60 f. Monografia (Bacharel) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Abstract: Gestão da informação na área da segurança pública do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (CIOSP) do Estado do Rio Grande do Norte (RN). A pesquisa investiga como são realizadas as etapas de produção, armazenamento, disseminação e preservação das informações produzidas no CIOSP/RN. Tem como objetivos: Identificar as etapas de produção, direcionamento e produção das informações; investigar o controle, armazenamento e preservação das informações produzidas; Verificar como é realizado o Gerenciamento eletrônico dos Documentos (GED). Trás no aporte teórico, conceitos sobre informação, gestão da informação, GED; segurança da informação e CIOSP / RN. No percurso metodológico fez-se uso da pesquisa bibliográfica; estudo de caso e observação participante. Os resultados mostram que o CIOSP utiliza o GED somente para registro de eventos ocorridos no perímetro de circunscrição de atendimento, e que essas informações são direcionadas e armazenadas em banco de dados, por isso, verifica-se a necessidade de uma política de informação que inclua a GED e a preservação dos materiais impressos e eletrônicos. Dessa forma, evitaria o acúmulo documentos sem valor probatório ou histórico. Por fim, a pesquisa aponta o profissional da informação como sendo fundamental para o manuseio de técnicas empregadas de maneira a resguardar a confidencialidade e o sucesso da organização.
Description: Participaram da banca examinadora as Prof. Me. Maria do Socorro de Azevedo Borba e Prof. Me. Jacqueline Aparecida de Souza.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/231
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranciscoTF_Monografia.pdfTexto completo723 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.