Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/220
Título: Perfil profissional dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: análise da atuação em bibliotecas universitárias dos setores público e privado
Autor(es): Silva, Iara Celly Gomes da
Palavras-chave: Perfil do bibliotecário;Estudantes de Biblioteconomia;Educação bibliotecária
Data do documento: 2005
Editor: Biblioteconomia
Referência: SILVA, Iara Celly Gomes da. Perfil profissional dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: análise da atuação em bibliotecas universitárias dos setores público e privado. 2005. 58 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2005.
Abstract: Analisa o perfil dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que atuam em bibliotecas universitárias. Resgata o contexto histórico da Biblioteconomia no Brasil, desde o surgimento do primeiro curso, passando pela organização de entidades de classe - Associações profissionais, Conselho Federal de Biblioteconomia e Conselhos Regionais, regulamentação da profissão e criação e estruturação do curso de Biblioteconomia da UFRN. Aborda a diversidade terminológica entre as denominações "profissional da informação" e "bibliotecário", tomando como base a Classificação Brasileira de Ocupações, bem como autores renomados na área. Descreve as competências e habilidades que devem compor o perfil do egresso de Biblioteconomia, conforme orienta o Ministério da Educação - MEC e segundo a literatura pesquisada. Fornece informações sobre os sistemas de bibliotecas da UFRN e Universidade Potiguar - UnP, instituições em que atuam os bibliotecários pesquisados. A partir da adoção da metodologia da pesquisa descritiva, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados, percebe-se que os pesquisados avaliaram positivamente o curso de Biblioteconomia da UFRN, apesar de apresentarem sugestões de melhoria. Conclui-se, portanto, que o curso, apesar de possuir algumas deficiências, consegue construir uma base sólida na preparação dos seus futuros profissionais, para que atuem com eficiência no mercado das bibliotecas universitárias.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/220
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerfilProfissional_Silva_2005.pdfTexto completo973,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons