Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/212
Título: Panorama brasileiro das bibliotecas digitais de teses e dissertações
Autor(es): Oliveira, Raimundo Muniz de
Palavras-chave: Bibliotecas digitais de teses e dissertações;Teses on line;Bibliotecas e novas tecnologias de informação e comunicação
Data do documento: 2003
Editor: Biblioteconomia
Referência: OLIVEIRA, Raimundo Muniz de. Panorama brasileiro das bibliotecas digitais de tese e dissertações. 2003. 66f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
Abstract: As bibliotecas de teses e dissertações têm um papel fundamental para o desenvolvimento científico e cultural de um país. Nesse sentido, buscou-se, de modo geral, analisar o panorama brasileiro das bibliotecas digitais de teses e dissertações. Especificamente, objetivou-se caracterizar a sociedade da informação enquanto contexto das BDTD; caracterizar os vários tipos de bibliotecas surgidos a partir da inserção das novas tecnologias de informação e comunicação; identificar as diretrizes norteadoras da implantação de BDTD; e levantar as BDTD existentes no Brasil. Para tato, além de levantamento bibliográfico, realizou-se uma pesquisa nos sites de instituições de ensino superior brasileiras que já dispõe de bibliotecas digitais de teses e dissertações em funcionamento. A análise e interpretação destes dados nos permite considerar que no Brasil as BDTD encontram-se num estágio embrionário, sendo relevante pesquisar a histórica implantação e configuração desse novo modelo de biblioteca.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/212
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PanoramaBrasileiro_Oliveira_2003.pdfTexto completo664,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons