Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/209
Título: Legislação Arquivística Brasileira: Recomendações para o fazer bibliotecário voltado a preservação e conservação de documentos
Autor(es): Araújo, Antônio Eduardo Lima
Palavras-chave: Legislação Arquivística;Tabela de Temporalidade;Preservação e Conservação de Documentos;Documentos Permanentes
Data do documento: 2011
Editor: Biblioteconomia
Referência: ARAÚJO, Antônio Eduardo Lima. Legislação Arquivística Brasileira: Recomendações para o fazer bibliotecário voltado a preservação e conservação de documentos. 2011. 46 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2011.
Abstract: A pesquisa objetivou analisar dentro da regulamentação e legislação arquivística brasileira algumas recomendações para o fazer bibliotecário voltado a preservação e conservação de documentos. Verificar de forma especifica quais as principais Leis e Decretos Federal da legislação arquivística brasileira que contemple a preservação e conservação de documentos e mostrar a atuação do CONARQ no que compete sobre a preservação e conservação de documentos. O método utilizado caracteriza-se como uma revisão de literatura, a partir de pesquisa bibliográfica e eletrônica, livros e periódicos pertinentes ao assunto proposto. Analisado os dados os resultados onde a pesquisa avaliou algumas das Leis, Decretos e Resoluções que estão relacionadas direta e indiretamente aos meios de preservação e conservação de documentos de arquivo, foram apontados a elaboração da tabela de temporalidade e recomendações sobre a digitalização de documentos permanentes no acervo documental arquivístico. Conclui-se que no Brasil apesar dos contratempos e limitações existe uma legislação arquivística moderna e preocupada com a preservação e conservação do seu patrimônio sociopolítico e cultual, onde a tabela de temporalidade e a digitação dos documentos permanentes são alguns dos métodos que contemplam a preservação, organização e segurança dos documentos permanentes e identificando o seu devido valor.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora as professoras Mônica Marques Carvalho (DEBIB) e Renata Passos Filgueira Carvalho (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/209
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LegislacaoArquivistica_Araujo_2011.pdfTexto completo431,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons