Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/208
Title: Acessibilidade para estudantes com necessidades educacionais especiais: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: EUGÊNIO, José Edmilson da Silva
Keywords: Pessoas com necessidades especiais;Bibliotecas inclusivas;Laboratório inclusivo para PNEE
Issue Date: 24-Feb-2012
Abstract: Analisa-se a acessibilidade para pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE) em uma unidade de informação, através de um estudo de caso realizado na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Partiu-se das seguintes problematizações: na BCZM, há falta de profissionais capacitados para atender a esse público; falta de acervo específico necessário aos usuários com necessidades especiais; falta de espaço entre as estantes para circulação de cadeirantes; presença de estantes altas que dificultam o acesso ao acervo bem como foi evidenciada a altura exacerbada do balcão de empréstimo, tornando difícil o contato entre um profissional e um cadeirante que por ventura venha a tomar um livro emprestado. Tem-se como objetivo geral analisar os serviços de acesso à informação oferecidos pela BCZM a PNEE através da identificação dos serviços, da caracterização e discussão sobre o papel do bibliotecário no processo de acessibilidade e análise das fontes de informação disponibilizadas. Descreve-se o que seja a acessibilidade em unidades de informação e os serviços oferecidos pela BCZM. Identifica a acessibilidade através do conceito, bem como é feita uma abordagem de como uma biblioteca deve ser um ambiente acessível. Relata as principais leis brasileiras que tratam da inclusão e os órgãos de classes. Também é feita a descrição do perfil do bibliotecário e abordado como o profissional está sendo formado para atender a esse público. Posteriormente, são apresentadas as fontes de informação disponibilizadas pela BCZM para pessoas com deficiência. A metodologia utilizada foi a descrição histórica da Biblioteca Central Zila Mamede de onde se destacou a atividade pioneira do Laboratório de Acessibilidade, justificando o porquê de sua criação e como se deu seu surgimento. Na análise de dados, são apresentados os sujeitos pesquisados e os procedimentos instrumentais obtidos através dos questionários aplicados na biblioteca, seguindo critérios qualitativos.
Description: Partciparam da Banca Examinadora a professora Adriana Carla de Azevedo Borba (UNP) e o professor Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/208
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoseESE_Monografia.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons