Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/189
Título: Análise das fontes de informação : caso da doutrina espírita
Autor(es): Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de
Palavras-chave: Fontes de Informação;Doutrina Espírita;Fontes Espíritas
Data do documento: 2008
Editor: Biblioteconomia
Referência: ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Análise das fontes de informação: caso da doutrina espírita. 2008. 58 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2008.
Abstract: Apresenta considerações sobre as Fontes de Informações disponíveis na Doutrina Espírita. Fala sobre o conceito da palavra Informação, bem como a sua estreita ligação na tríade, formada por Dado, Informação e Conhecimento. Relata sobre como se deu o processo de Explosão da Informação, no qual teve origem através dos primeiros livros manuscritos pelos copistas, passando pelo livro xilografado, culminando na invenção da imprensa por Gutenberg. Mostra como continuou esse processo de disseminação da informação, tendo como elementos importantes o surgimento dos primeiros periódicos até o aparecimento dos computadores, dessa maneira, viabilizando o rápido acesso e facilidade na recuperação da informação. Explana sobre a Doutrina Espírita, falando sobre o conceito de Religião e resgatando historicamente o Espiritismo. Explica que o Espiritismo é uma doutrina que foi oficializada pelo pedagogo e pesquisador Hippolyté Léon Denizard Rivail, mas conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec, no qual comprovou a existência de espíritos, resultando assim na publicação de uma coletânea intitulada de Obras Codificadas da Doutrina Espírita e na editoração da Revista Espírita. Analisa as fontes de informação disponibilizadas aos adeptos pela Doutrina Espírita. Tendo como o objetivo geral analisar as chamadas “Fontes Espíritas”, foi usado como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica em meio impresso e eletrônico, concluindo assim que essas fontes são de essencial importância para os adeptos da Doutrina Espírita.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Antonia de Freitas Neta (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/189
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDasFontes_Araujo_2008.pdfTexto completo2,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons