Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/186
Title: A Web 2.0 no Serviço de Referência: análise de uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste
Authors: PEREIRA, Edinete do Nascimento
Keywords: Web 2.0;Serviço de Referência;Recursos da Web 2.0;Universidades Federais do Nordeste
Issue Date: 2011
Publisher: Biblioteconomia
Citation: PEREIRA, Edinete do Nascimento. A Web 2.0 no Serviço de Referência: análise de uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste. 2011. 64 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2011.
Abstract: Analisa o uso da Web 2.0 no Serviço de Referência de bibliotecas das universidades federais do Nordeste. O objetivo geral é analisar a aplicabilidade da Web 2.0 e seu impacto no Serviço de Referência. Os objetivos específicos são: caracterizar a Web 2.0 e seus principais recursos; identificar a aplicabilidade dos recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência das bibliotecas pesquisadas; e verificar o impacto do uso dos recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência nas bibliotecas pesquisadas. Esta análise é relevante porque os recursos que compõem a Web 2.0, em conjunto com suas características como a interatividade, dinamismo e estímulo à cooperação, possibilitam um novo modo de disponibilizar os produtos e serviços do Setor de Referência de uma biblioteca no espaço da internet. Caracteriza blogs, microblogs, comunidades virtuais, RSS e ferramentas de compartilhamento como recursos da web 2.0. Também caracteriza a biblioteca 2.0 e os Serviços de Referência. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas pertinentes ao tema, realizadas em documentos impressos e eletrônicos, e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a bibliotecas de nove universidades federais do nordeste, obtendo-se retorno de cinco delas. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados revelam, por um lado, que a maioria das bibliotecas das universidades federais do nordeste pesquisadas sabe da importância e utiliza os recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência e emprega esses recursos, especialmente para atender os usuários. Por outro lado, observa-se que há uso de alguns recursos da Web 2.0. Assim, conclui-se que as bibliotecas pesquisadas consideram relevante o uso dos recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência, mas que ainda se encontram num estágio inicial deste processo e que para inserir os recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência de modo adequado, é de suma importância que o profissional os conheça e saiba utilizá-los.
Description: Participaram da Banca Examinadora as professoras Eliane Ferreira da Silva (DEBIB) e Monica Marques Carvalho (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/186
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EdineteNP_Monografia.pdfTexto completo879.77 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons