Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/181
Title: Como o bibliotecário pode se inserir nas atividades de leitura como biblioterapia ?.
Authors: SILVA, Taise Maria da
Keywords: Biblioterapia;Leitura;Biblioteca;Biblioterapeuta
Issue Date: 8-Dec-2011
Publisher: Biblioteconomia
Citation: SILVA, Taise Maria da. Como o bibliotecário pode se inserir nas atividades de leitura como biblioterapia ?. 2011. 40 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2011.
Abstract: Analisa como o bibliotecário pode se inserir nas atividades de leitura como biblioterapia. Identifica o profissional na atuação como difusor e mediador do conhecimento para organizações e pessoas que utilizam à leitura como uma fonte de informação e soluções para doenças. Destaca a leitura como um dos instrumentos da Biblioterapia que pode auxiliar o Biblioterapeuta a disseminar informações em diferentes ambientes com a utilização da leitura como recurso terapêutico à transformar problemas em soluções, e incentivar a leitura para usuários. Identifica a aplicação da Biblioterapia para o tratamento de doenças e sua contribuição para os usuários com instrumentos que auxiliam no processo de cura para indivíduos. Apresenta a contribuição do biblioterapeuta para atender a um determinado público e fornecer-lhes informações precisas. Processos como de mapear, organizar e disseminar informações, que contribuam para o desenvolvimento da pessoa e apresente a importância do profissional Bibliotecário em outras áreas. Diante da necessidade de apresentar a leitura numa realidade diferente e incentivar à mesma para contribuição do conhecimento. Desse modo, são explorados outros instrumentos que podem ser utilizados pelo profissional Bibliotecário na arte da Biblioterapia. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com materiais tais como: livros e periódicos em formatos convencionais e eletrônicos - através de documentos disponibilizados via internet. Conclui, que o profissional Bibliotecário pode muito contribuir em outras áreas, de fato, a Biblioterapia auxilia muito no tratamento de pessoas e contribui para identificar problemas, pois com a leitura é possível descobrir e imaginar outros fatores dos quais estão sendo vivenciados.
Description: Participaram da Banca Examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Jacqueline A. Souza (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/181
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TaiseMS_Monografia.pdfTexto completo325.5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons