Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/178
Título: Segurança da Informação: Estudo para implantação do arquivo da Seplan
Autor(es): MAIA, Ana Maria Rocha
Palavras-chave: Segurança da Informação;Arquivo;Gestão documental
Data do documento: 2010
Editor: Biblioteconomia
Referência: MAIA, Ana Maria Rocha. Segurança da Informação: estudo para implantação do arquivo da Seplan. 2010. 59 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2010.
Abstract: Apresenta a importância da informação como um recurso de valor na denominada sociedade do conhecimento. Enfoca os três princípios básicos da Segurança da Informação: a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade. Ressalta sobre os riscos possíveis ao recurso informacional, e assim aborda a Engenharia Social, como sendo uma ciência que estuda como o conhecimento do comportamento humano pode induzir pessoas a atuarem de acordo com interesses próprios dos engenheiros sociais. Conceitua Arquivo como sendo documentos de qualquer instituição pública ou privada que hajam sido considerados de valor, merecendo preservação permanente para fins de referência e pesquisa. Faz uma análise sobre sua origem, processo evolutivo, menciona a realização de etapas do arquivo, como o levantamento de dados, análise dos dados coletados, planejamento, implantação e acompanhamento do arquivo. Além da estrutura, ciclo documental explicando suas fases, sendo estas: corrente, intermediária e permanente. Define Gestão Documental como o ato de avaliar e organizar a massa documental, uma medida de preservação da informação contida nos documentos. Discorre sobre os procedimentos inerentes ao processo de gestão documental. Elucida a aplicação de um Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), definindo-o como uma tecnologia que provê um meio de facilmente armazenar, localizar e recuperar informações existentes em documentos e dados eletrônicos, durante todo o seu “Ciclo de Vida”. Explica a Metodologia usada para a elaboração da pesquisa, o enfoque no objeto de estudo, o instrumento de coleta. Ressalta a Segurança da Informação e a implantação do arquivo da Seplan, a legislação, bem como o enfoque em pessoas com base no questionário. Dessa forma, conclui-se que a Segurança da Informação é um tema relevante para o órgão mencionado, e que deve receber toda atenção no planejamento do arquivo.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Maria do Socorro de Azevedo Borba (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/178
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaMRM_Monografia.pdf485,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons