Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/160
Title: Folksonomia: uma indexação livre e social das informções na WEB
Authors: OLIVEIRA, Maria Luzia Alexandre de
Keywords: Informação;Web 2.0;Folksonomia;Flickr;You Tube;Overmundo
Issue Date: 2008
Publisher: Biblioteconomia
Citation: OLIVEIRA, Maria Luzia Alexandre de. Folksonomia: uma indexação livre e social das informções na WEB. 2008. 52 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2008.
Abstract: Aborda a relevância da informação na sociedade e destaca as suas características. Analisa o uso das folksonomias na web 2.0, bem como as suas características, vantagens e desvantagens. Expõe a web como um tipo de suporte informacional que vem sendo utilizado pelos usuários. Apresenta a web 2.0 caracterizada pelos seus processos de interatividade e colaboração em um ambiente social. Assim, teve como objetivo mostrar como os usuários estão utilizando as folksonomias nessa nova era informacional. Nesse sentido foram destacados três sites que tem como base o uso das folksonomias, são eles: o Flickr, o You Tube e o Overmundo, sendo possível assim uma maior compreensão da temática em questão. Dessa forma o presente trabalho foi elaborado, inicialmente, através de pesquisas bibliográficas, por meio de material impresso e eletrônico e, posteriormente, por meio da observação, tornando possível assim uma maior explanação sobre as folksonomias. Diante disso foi verificado que uma das soluções mais adequadas para se resolver os problemas relacionados em torno das folksonomias é a própria educação dos usuários.
Description: Participaram da banca examinadora as professoras Luciana Moreira de Carvalho (DEBIB) e Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/160
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaLAO_Monografia.pdfTexto completo2.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons