Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/144
Title: Biblioteca escolar: como incentivar a ser futuros pesquisadores
Authors: CÂMARA, Kátia Cristina Dantas da
Keywords: Biblioteca Escolar;Bibliotecário Escolar;Leitura;Pesquisa
Issue Date: 18-Dec-2008
Publisher: Biblioteconomia
Citation: CÂMARA, Kátia Cristina Dantas da. Biblioteca escolar: como incentivar a ser futuros pesquisadores. 2008. 96 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2008.
Abstract: Apresenta a biblioteca escolar e seu papel na formação do sujeito leitor, a moderna conceituação de biblioteca, vendo-a como centro de informação da escola, que permeia o seu contexto e o professor de aprender e ensinar, interagindo com a sala de aula. Aborda a partir do perfil de interesses dos usuários alunos, professores, comunidade dispondo de recursos informacionais adequados à produção dos alunos e professores dando acesso ao pluralismo de idéias e saber. Enfoca o papel do bibliotecário no contexto escolar e suas funções. Favorece o desenvolvimento da leitura recreativa e informativa e a pesquisa escolar, sempre sob a orientação de mediadores competentes com o objetivo de estimular a criatividade, o espírito crítico, a construção do conhecimento e a qualificação do ensino. Contribui para a formação integral do individuo, capacitando-o a viver em um mundo de constante evolução individual e coletiva para um mundo melhor. Enfatiza liberdade, prosperidade e desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos como valores humanos fundamentais. Destaca que estes serão alcançados somente através da capacidade de cidadão bem informado para exercer seus direitos democráticos e terem papel ativo na sociedade. Aponta que a porta de entrada para o conhecimento, proporciona condições básicas para a aprendizagem permanente, cultural dos indivíduos e grupos sociais. Conceitua a biblioteca escolar como um instrumento de desenvolvimento do currículo que permite o fomento da leitura e a formação de uma atividade cientifica; construindo-se num elemento que forma o indivíduo para a aprendizagem permanente. Conclui que o bibliotecário exerce atividades educativas em sua profissão, diferentes em sua essência daquelas exercidas pelo professor, devendo estabelecer com este uma parceria na qual as atribuições de ambos se completem a fim de construir um processo de ensino aprendizado eficiente e bem sucedido.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Maria do Socorro de Azevedo Borba (DEBIB) e Fátima Maria Dantas da Costa (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/144
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KatiaCDC_Monografia.pdfTexto Completo2.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons