Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/143
Título: Info-inclusão-cidadão: uma revisão de literatura focada nesse trinômio e no bibliotecário, desafios e práticas sociais
Autor(es): MARQUES, Edineide da Silva
Palavras-chave: Informação;Inclusão;Cidadania;Sociedade da Informação;Bibliotecário
Data do documento: Dez-2008
Editor: Biblioteconomia
Referência: MARQUES, Edineide da Silva. Info-inclusão-cidadão: uma revisão de literatura focada nesse trinômio e no bibliotecário, desafios e práticas sociais. 2008. 46 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2008.
Abstract: Apresenta aspectos teórico-conceituais acerca do trinômio info-inclusão-cidadão como referencial em prol da inclusão social e, conseqüentemente, da cidadania. Seu objetivo precípuo foi analisar o papel do bibliotecário frente às políticas de informação e comunicação. E, para isso, se propôs, especificamente, identificar na sociedade da informação o perfil do bibliotecário; como as Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) podem contribuir para diminuição da exclusão digital; e, ainda, como as práticas sociais podem ser desenvolvidas pelo profissional da informação como estratégia de inclusão e de orientação à cidadania. A metodologia aplicada contemplou, de início, um levantamento documental, através de coleta de material impresso e eletrônico e, em seguida, leitura analítica dos textos o que caracterizou esta investigação como uma pesquisa descritiva. Constatou-se que com a socialização do acesso a informação torna-se possível romper algumas barreiras que impeçam o exercício ampliado da cidadania com igualdade e liberdade. Nesse cenário, destacou-se o papel relevante do profissional bibliotecário como agente na condução do processo de alavancar a oferta de produtos e serviços de informação. E, ainda, criar condições necessárias para que ocorra a difusão e troca de informações. Assim, ao criar um espaço onde o indivíduo possa refletir criticamente sobre a sociedade na qual se encontra inserido, o profissional da informação estará contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Antonia de Freitas Neta (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/143
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdineideSM_Monografia.pdfTexto Completo130,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons