Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/140
Título: Usuários da informação: modelos de estudos sobre o comportamento de busca e uso da informação
Autor(es): Cavalcanti, Daniele Belmont de Farias
Palavras-chave: Estudos de usuários da informação;Bibliotecário intermediário de informação;Formação de usuários da informação
Data do documento: Dez-2008
Editor: Biblioteconomia
Referência: CAVALCANTI, Daniele Belmont de Farias. Usuários da informação: modelos de estudos sobre o comportamento de busca e uso da informação. 2008. 42f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2008.
Abstract: Apresenta a origem dos estudos voltados aos usuários da informação, mostrando as abordagens tradicional e alternativa utilizadas para realização de estudos direcionados a essa vertente. Demonstra dois modelos aplicáveis em estudo de usuários que abordam a visão cognitiva para aplicação dos procedimentos voltados a busca e uso da informação. Analisa e compara os dois modelos apresentados nesse trabalho. Ressalta as habilidades do profissional bibliotecário como mediador do processo de busca e utilização da informação pelos usuários de bibliotecas. Concluí que os modelos apresentados são ferramentas aplicáveis a estudos de usuários e que a existência de um bibliotecário como intermediário desse processo é de suma importância para a formação dos usuários no que diz respeito a busca e uso da informação.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/140
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsuariosDaInformacao_Cavalcanti_2008.pdfTexto Completo140,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons