Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/136
Title: Webometria: um estudo de caso de sítios de pós-graduação em Engenharia da Produção no Brasil
Authors: SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira da
Keywords: Estudo métrico;Webometria;Pós-Graduação;Engenharia de Produção;Brasil
Issue Date: Dec-2008
Publisher: Biblioteconomia
Citation: SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira da. Webometria: um estudo de caso de sítios de pós-graduação em Engenharia da Produção no Brasil. 2008. 62 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2008.
Abstract: Apresenta uma análise webométrica, por meio do método de um estudo de caso de sítios de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, no âmbito de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), no Brasil. Seu objetivo principal foi identificar as estruturas de conteúdo dos sítios, o uso, através do comportamento de pesquisas e busca, a qualidade das informações disponibilizadas, bem como a estrutura dos hipertextos existentes nos sítios desse universo de pesquisa. As ferramentas e os procedimentos metodológicos adotados foram: motores de busca (Google, Yahoo, FAST e AltaVista) e indicadores como: tamanho dos sítios web, visibilidade, popularidade, fator de impacto web, luminosidade e densidade média por link. E, ainda, programas mapeadores, como o Programa Xenu Link Steuth, Marketleap Search Engine Marketing Services. Estes instrumentos permitiram uma análise sucinta e avaliativa deste estudo webométrico. Portanto, a partir da literatura e deste trabalho, depreendeu-se que são muitas as vantagens do uso desse tipo de estudo métrico na denominada Sociedade da Informação e, conseqüentemente para com a Ciência da Informação. Isto posto, pela capacidade de possibilitar mudanças significativas às informações disponibilizadas e, ao mesmo tempo, a contribuição imensurável com o desenvolvimento de pesquisas científicas. Desse modo, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) também contribuem, sobremaneira, para com a webometria no campo científico.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Nádia Aurora Vanti Vitullo (BCZM).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/136
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IlaydianyCOS_Monografia.pdfTexto Completo719.09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons