Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/125
Title: Usabilidade e recuperação da informação em bases de dados na área de saúde : um estudo com pós-graduandos em Natal - RN
Authors: RÉGIS, Josiana Florêncio Vieira
Keywords: Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC’s;Qualidade da informação;Base de dados - Usabilidade;Indexação;Recuperação da informação;Bibliotecário
Issue Date: 2005
Publisher: Biblioteconomia
Citation: RÉGIS, Josiana Florêncio Vieira. Usabilidade e recuperação da informação em bases de dados na área de saúde: um estudo com pós-graduandos em Natal - RN. 2005. 82 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2005.
Abstract: Analisa a usabilidade e recuperação da informação na área de saúde. Estuda uma amostra estratificada de alunos de pós-graduação em algumas instituições de nível superior em Natal/RN. Apresenta conceitos e critérios para a recuperação da informação em bases de dados. Descreve e aplica o teste de usabilidade e acessibilidade, utilizando usuários das bases de dados em saúde nas instituições. Identifica o conhecimento de pós-graduandos na utilização das bases de dados bibliográficas. Verifica as necessidades de otimização da usabilidade e recuperação da informação pelos usuários finais e enfoca o papel do bibliotecário na recuperação da informação digital. Aborda a qualidade da informação como pressuposto para uma efetiva recuperação da mesma. Contextualiza a base de dados e o processo de indexação e recuperação da informação. Destaca a usabilidade e acessibilidade dos conteúdos digitais como principais fatores que agregam qualidade a estes produtos. Os dados foram obtidos através de questionários, entrevistas e observações com o grupo solicitado. Conclui, de acordo com a análise dos dados que, os sujeitos têm dificuldades na elaboração de estratégias de buscas e necessitam de um intermediário. Recomenda que, o bibliotecário deve se inserir com mais intensidade no processo de recuperação da informação em bases de dados especializadas, investindo em treinamentos para usuários finais.
Description: Participaram da banca examinadora as professoras Maria do Socorro de Azevedo Borba(DEBIB) e Luciana Moreira Carvalho(DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/125
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JosianaFVR_Monografia.pdfTexto completo341.79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons