Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/124
Título: O conhecimento e as tecnologias da informação e comunicação sob o olhar da Gestão Eletrônica de Documentos
Autor(es): Santos, Everton Monteiro
Palavras-chave: Arquivo;Gestão Documental;Gestão Eletrônica de Documentos;Tecnologias da Informação;Tecnologias da Comunicação
Data do documento: 2009
Editor: Curso de Graduação em Biblioteconomia
Referência: SANTOS, Everton Monteiro. O conhecimento e as tecnologias da informação e comunicação sob o olhar da Gestão Eletrônica de Documentos. 2009. 48 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2009.
Abstract: Aborda-se a essência e a importância do arquivo relacionando-o às novas tecnologias, ao conhecimento e a comunicação. Percebe-se que o arquivo é um meio de conhecimento, no qual as informações podem ser gerenciadas através de ferramentas tecnológicas, visando facilitar a comunicação. Não há como deixar de perceber e de vivenciar que o mundo atual passa por verdadeiras transformações, onde muitas das quais vem sendo provocadas pelo avanço tecnológico. Pode-se perceber, então, que o homem, através do conhecimento, vem proporcionando mudanças significativas na área tecnológica e que esta pode ser usada como aliada no desenvolvimento da gestão de documentos. Nesta pesquisa, abordam-se as tecnologias da informação e comunicação como forma de agregar às novas ações que geram novos conhecimentos abrindo caminhos onde muitas vezes o homem não pensou chegar. Pensar nas tecnologias é também pensar na comunicação, universalizando o que se produz de conhecimento ou o que já foi produzido, resgatando a memória de um tempo, fazendo com que esta seja algo vivo, presente, uma realidade da qual se pode conhecer. O arquivo, nesta pesquisa, tem papel fundamental na representação da memória, pois ele é visto como conhecimento vivo que deve estar presente na vida do homem seja representado o passado, o momento atual ou o futuro. Ampliar e facilitar a comunicação são um dos papéis do arquivo no qual a tecnologia pode e deve ser uma grande aliada. Agregar o arquivo aos meios tecnológicos é uma forma de ampliar o seu significado e a sua funcionalidade como facilitador da comunicação.
Descrição: Participaram da banca examinadora as professoras Maria do Socorro de Azevedo Borba (DEBIB) e Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/124
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConhecimentoEAsTecnologias_Santos_2009.pdfTexto completo178,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons