Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/122
Title: A segurança de Informação em serviço de arquivo médico privado
Authors: COSMO, Maria Claudia Gouveia
Keywords: Informação;Segurança da Informação;Gestão da Informação;Arquivo;Serviço de Arquivo
Issue Date: 2006
Publisher: Biblioteconomia
Citation: COSMO, Maria Claudia Gouveia. A segurança de Informação em serviço de arquivo médico privado. 2006. 94 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2006.
Abstract: Utiliza como metodologia aplicação de questionários ao setor de serviço de arquivo de um hospital privado de Natal, para analise dos dados relacionando com as informações teóricas de acordo com as observações e análises dos resultados alcançados. Apresenta definições relacionadas a arquivo, serviços de arquivos e a segurança da informação, a fim de proporcionar maior compreensão do tema. Aborda a respeito da gestão documental e da informação, enfatizando o valor da informação como um recurso estratégico importantíssimo e de suma importância para a sociedade no atual contexto mundial. Esclarece a respeito da Segurança da Informação compreendendo-a como instrumento fundamental para o bom funcionamento da organização. Utiliza como metodologia a aplicação de questionários ao setor de serviço de arquivo de um hospital privado de Natal. Faz ainda uma explanação do que seria o serviço de arquivo médico e estatístico. Evidencia os princípios que regem a Legislação do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Nacional de Arquivo. Esclarece os principais objetivos da segurança da informação; integridade, confidencialidade e disponibilidade. Destaca a importância da aplicação de uma política de segurança da informação rigorosa e ainda apresentar alguns procedimentos de como desenvolvê-la. Mostra os principais controles de acesso de físico, ambiental humano e lógico. Esclarece o que seria um engenheiro social, e lista alguns cuidados de como evitar seu ataque. Evidencia nas considerações finais a importância da segurança da informação como recurso indispensável para o bom funcionamento de qualquer organização e faz algumas recomendações.
Description: Participaram da banca examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Maria do Socorro de Azevedo Borba (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/122
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaCGC_Monografia.pdfTexto completo602.11 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons