Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/119
Título: Uma análise sobre os parâmetros de avaliação do MEC em bibliotecas universitárias
Autor(es): Silva, Daliany de Oliveira
Palavras-chave: Avaliação;Biblioteca Universitária;Instituições de Ensino Superior;Padrões de qualidade;Ministério da Educação (MEC)
Data do documento: 2010
Editor: Biblioteconomia
Referência: SILVA, Daliany de Oliveira. Uma análise sobre os parâmetros de avaliação do MEC em bibliotecas universitárias. 2010. 44 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2010.
Abstract: Analisa os parâmetros de avaliação do MEC em Bibliotecas Universitárias. Ressalta sua importância e finalidades junto às Instituições de Ensino Superior (IES), através da avaliação dos cursos de graduação. Partindo-se das seguintes problematizações: Como foi implantado o Sistema de Avaliação Institucional no Brasil? Quais os parâmetros adotados pelo MEC na avaliação das Bibliotecas Universitárias? Como foram estabelecidos os padrões de política de desenvolvimento das coleções dessas bibliotecas? e Quais as competências do bibliotecário nesse processo avaliativo? Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e eletrônica, com ênfase na história da Educação Superior no Brasil, que subsidiou a implantação do Sistema de Avaliação Institucional Brasileiro. Foi levada em consideração a legislação vigente e as normas do Governo Federal. Identifica os procedimentos e instrumentos avaliativos utilizados pelo MEC na avaliação das Bibliotecas Universitárias, avaliados através de três indicadores: Espaço Físico, Política de Atualização do Acervo e Serviços, sendo estes itens essenciais na determinação da dimensão de infraestrutura física. Delineia o perfil do bibliotecário do Século XXI frente às competências desejáveis como gestores de bibliotecas das IES. Conclui-se que há necessidade de revisão dos critérios e da forma como as bibliotecas estão sendo avaliadas. Elas são solicitadas a possuírem uma bibliografia básica pré-determinada para atender aos requisitos do MEC para que assim se tenha a aprovação dos cursos, e esse cenário acarreta na perda da diversidade de informação e dos ideais das Bibliotecas Universitárias na responsabilidade da formação final do indivíduo.
Descrição: Participaram da banca examinadora os professores Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo(DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/119
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseSobreOsParametros_Silva_2010.pdfTexto completo328,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons