Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/117
Título: Poesias como fonte de informação
Autor(es): SILVA, Terezinha Azevedo da
Palavras-chave: Poesia;Poesia e Informação;Temas poéticos;Poesia e referência
Data do documento: 2009
Editor: Curso de Graduação em Biblioteconomia
Referência: SILVA, Terezinha Azevedo da. Poesia como fonte de informação. 2009. 57 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2009.
Abstract: Insere a poesia como um recurso na área da informação em todos os aspectos, especialmente no âmbito da Biblioteconomia. Articula esse gênero literário como fonte de informação, além de ser um instrumento pedagógico muito usado na sala de aula. Aborda milhares de poesias que a cada dia surge dentro de um perfil moderno. Salienta que essas produções literárias requintam a informação tornando-a mais excitante, além de cultivar uma concepção própria, dependendo da fase em que o escritor se manifesta. Enfatiza a matéria-prima da poesia encontrada nos sentimentos nas emoções e o material do poeta é a vida. Enfoca a intenção do poeta de provocar emoção nos leitores ao mesmo tempo transmitir informações precisas. Enfoca a origem da poesia como a literatura de todos os povos, desde a antiguidade, onde poucas pessoas dominavam a leitura e a escrita. Analisa a poesia como fonte documental dentro de um contexto de heroísmo e bravura na História Antiga. Ressalta a importância da poesia nas questões sociais e políticas do país, evidenciando as injustiças visivelmente existentes. Destaca a poesia do Rio Grande do Norte, nas pessoas de Zila Mamede e Fabião das Queimadas. Mostra também a importância da poesia na biblioteca, possibilitando uma diversidade de temas que o usuário pode resgatar. Expõe a Literatura de Cordel como uma questão promissora de trabalhos científicos. Finaliza definindo o neocordel como uma inovação do cordel tradicional proporcionando um avanço nessa modalidade de poesia. A pesquisa utiliza como mecanismo metodológico a revisão de literatura eletrônica e impressa, com o objetivo de melhores resultados.
Descrição: Participaram da banca examinadora as professoras Maria do Socorro de Azevedo Borba (DEBIB) e Francisca de Assis de Souza (DEBIB)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/117
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TerezinhaAS_Monografia.pdfTexto completo279,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons