Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/113
Título: Segurança da informação nas redes sociais e o futuro profissional da informação
Autor(es): Pereira, Willianny Stephany Coelho
Palavras-chave: Segurança da Informação;Redes Sociais;Ameaça;Vulnerabilidade;Profissional da Informação;Habilidade e Competência
Data do documento: 7-Dez-2010
Editor: Biblioteconomia
Referência: PEREIRA, Willianny Stephany Coelho. Segurança da informação nas redes sociais e o futuro profissional da informação. 2010. 49 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2010.
Abstract: Analisa conceitos e interpolações sobre redes sociais e a segurança da informação por parte do futuro profissional da informação, alertando sobre a exposição pública em que são acometidos seus usuários, por provocar uma lacuna que possibilita ataque por pessoas más intencionadas. Descreve como o ciberbulling e a pedofilia são crimes que estão sendo acometidos na rede virtual e vem aumentando a cada ano. Considera aspectos relacionados à Segurança da Informação em âmbito pessoal, visando uma melhor adequação dos usuários às redes sociais, que são vistas como ferramenta que favorece a interação entre os indivíduos. Aborda o conceito de ameaça e vulnerabilidade e destaca seus efeitos perante a sociedade virtual. Analisa possibilidades de prevenir e mostrar como ter a correta atitude ao utilizar as redes sociais na Internet, visto que, os sites foram feitos para estabelecer interações e compartilhar informações, sendo necessário apenas filtrar o que deve ser de uso geral e o que deve ficar apenas para você. Destaca o profissional da informação perante as redes sociais, rompendo com os velhos paradigmas, para buscar um perfil interdisciplinar, dinâmico, pro- ativo e inovador. Utiliza como metodologia a aplicação de questionários com os alunos concluintes do Curso de Biblioteconomia do ano de 2010, fazendo comparações estatísticas. Constata, a necessidade de utilizar as práticas de segurança da informação nas redes virtual e como tal ambiente é promissor para os profissionais da informação que tem habilidades e competencias compativel com a realidade do Seculo XXI, visto que quanto mais controles de segurança são implementados, novos tipos de ataques surgem na internet.
Descrição: Participaram da banca examinadora a professora Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Sabina Cabral Vieira Pires.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/113
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SegurancaDaInformacao_Pereira_2010.pdfTexto completo625,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons