Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/112
Título: A ergonomia, a biblioteca e o trabalho bibliotecário na biblioteca universitária
Autor(es): LUCENA, Geraldo Vieira de
Palavras-chave: Ergonomia;Trabalho bibliotecário;Biblioteca universitária;Saúde no trabalho
Data do documento: 2009
Editor: Curso de Graduação em Biblioteconomia
Referência: LUCENA, Geraldo Vieira de. A ergonomia, a biblioteca e o trabalho bibliotecário na biblioteca universitária. 2009. 56 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2009.
Abstract: Apresenta a relevância da ergonomia e o que ela é capaz de proporcionar ao bibliotecário, especificamente em bibliotecas universitárias, uma vez que ela é uma valiosa ferramenta de prevenção quanto à questão dos riscos potenciais à sua saúde no que diz respeito ao ambiente e os instrumentos que a área de biblioteconomia utiliza em seu fazer diário. Buscou apresentar os conceitos e as aplicações ergonômicas que devem ser utilizadas nas bibliotecas, tanto do ponto de vista físico, social, cognitivo e organizacional. Procurou estabelecer parâmetros que possibilitem uma melhor acomodação e melhores condições de trabalho para bibliotecários, auxiliares e usuários da biblioteca universitária, condições estas que lhes proporcionem o máximo de conforto, segurança, saúde, bem estar e desempenho eficiente. Para tanto, em termos de procedimento metodológico recorreu-se á uma pesquisa documental em suportes bibliográficos e eletrônicos nos seguintes temas: ergonomia, trabalho, biblioteca universitária e saúde no trabalho; como procedimento de pesquisa também foi realizado visita informal em bibliotecas universitárias, nas quais tentou se observar se as mesmas utilizam as práticas ergonômicas recomendadas. Os resultados da pesquisa constataram que ergonomia é um instrumento de grande ajuda para o trabalho bibliotecário, pois por meio dela não só se pode corrigir situações, equipamentos e ambientes que causam fadiga e problemas de saúde para o bibliotecário, mas principalmente, quando se usada adequadamente, será um instrumento preventivo e que essa prevenção é fundamental para todos, pois não se deve esperar adoecer para se corrigir as posturas, mas evitar que os profissionais adoeçam em virtude do seu trabalho.
Descrição: Participaram da banca examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Eliane Ferreira da Silva (DEBIB)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/112
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeraldoVL_Monografia.pdfTexto completo145,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons