Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/100
Título: A Preservação da Memória Aplicada no Processo de Gestão Documental
Autor(es): BEZERRA, Eudilene Moreira
Palavras-chave: Gestão Documental;Memória – preservação;Informação
Data do documento: 10-Dez-2010
Editor: Biblioteconomia
Referência: BEZERRA, Eudilene Moreira. A Preservação da memória aplicada no processo de gestão documental. 2010. 63 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2010.
Abstract: Analisa o processo de Gestão Documental evidenciando a implantação desse processo em arquivos de forma a proporcionar à preservação da memória. Destaca como objetivo geral a analise do gerenciamento de documentos, em suportes físicos e digitais, como forma a promover a recuperação da informação e resguardo da memória. Apresenta como objetivos específicos identificar a importância do registro e organização da informação para sua recuperação, verificar os métodos de gestão para organização da informação, bem como compreender a implantação desse processo de gestão para preservação da memória. Mostra a informação como elemento modificador do individuo através da percepção e assimilação da mesma e os aspectos da Sociedade da Informação mediante o uso das tecnologias. Conceitua os termos documento e documentação traçando de forma geral um histórico desses termos. Enfoca a Gestão Documental como procedimento que visa à guarda ordenada dos documentos, apresentando a origem, conceito, objetivos, métodos de estratégicas, atividades e vantagens da implementação desse processo em unidades de informação. Descreve as etapas do ciclo vital dos documentos por meio da elaboração de um Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade, traçando aspectos sobre a gestão eletrônica de documentos. Enfatiza a constituição e preservação da memória através de um processo de Gestão Documental refletindo sobre a importância desse processo para formação da identidade cultural de uma instituição e da sociedade, identificando as estratégias de preservação de documentos digitais e o perfil do profissional da informação no uso das tecnologias de informação. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica em fontes impressas e eletrônicas. Conclui ressaltando a importância da gestão de documentos de forma a assegurar o acesso rápido aos documentos e informações, bem como a preservação dos acervos de memória.
Descrição: Participaram da banca examinadora as professoras Maria do Socorro de Azevedo Borba (DEBIB)e Eliane Ferreira da Silva(DEBIB)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/100
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EudileneMB_Monografia.pdfTexto completo494,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons