Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7128
Title: A biblioterapia na melhor idade: uma proposta para o Centro de Convivência de Idosos Geraldo Pinheiro em Macaíba - RN
Authors: Bezerra, Luana de Araújo
Keywords: Biblioterapia;Idosos;Mediação da Informação;Bibliotecário
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, Luana de Araújo. A biblioterapia na melhor idade: uma proposta para o Centro de Convivência de Idosos Geraldo Pinheiro em Macaíba - RN. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A sociedade atual é complexa e desafiadora do ponto de vista econômico, político e social. Devido a avanços da tecnologia como um todo e da ciência em específico, as populações tem se tornado mais longevas. Esta longevidade por sua vez tem causado impactos importantes nesse meio social fazendo com que seja necessário a criação de mecanismos e políticas públicas para cooperar com esta nova realidade. Nesse contexto, um dos aspectos chave é a atenção à saúde mental da população. Uma das alternativas que têm se apresentado nesta seara é a Biblioterapia. Este tipo de ação visa a promoção da atividade do uso de material bibliográfico aliado à medicina ou à psicoterapia, de modo a estimular as pessoas a resolverem seus problemas emocionais. O trabalho visa de forma geral promover uma revisão de literatura sobre o assunto da Biblioterapia com vistas a refletir sobre o tema à luz de sua aplicação para o público idoso. Especificamente o trabalho tem como objetivos: identificar os benefícios da Biblioterapia para os idosos, descrever o Centro de Convivência de Idosos “Geraldo Pinheiro” no município de Macaíba/RN e por fim propor atividades de Biblioterapia para o referido centro. A metodologia empregada foi a de pesquisa bibliográfica em fontes de informação pertinentes ao assunto tais como livros, artigos científicos, relatórios estatísticos em formato convencional e eletrônico. Além disso, foi feito um estudo de caso, por meio de uma abordagem exploratória no referido centro. Esta abordagem teve por finalidade a elaboração de uma proposta indicativa de ações em torno da Biblioterapia para esta referida comunidade. Por fim, considera-se que a Biblioterapia pode trazer variados benefícios para a população da terceira idade e que é uma prática auxiliar à terapia para este tipo de público.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7128
Other Identifiers: 2012911242
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Biblioterapia_Bezerra_2018.pdfMonografia em Biblioteconomia1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.