Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7124
Title: Biblioterapia: análise dos artigos indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI)
Authors: Gadelha, Jéssica da Silva
Keywords: Biblioterapia;Bibliometria;Atuação do Bibliotecário;Base de dados referenciais de artigos de Periódicos em Ciência da Informação;BRAPCI
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GADELHA, Jéssica da Silva. Biblioterapia: análise dos artigos indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Constitui uma reflexão teórica acerca da biblioterapia, abordando seu histórico, definições, tipologias e aplicabilidades. Discute sua prática multidisciplinar, refletindo o papel do profissional bibliotecário nesse campo de atuação. Evidencia como objetivo geral, a análise das publicações sobre a biblioterapia indexadas na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Objetiva de forma específica, diferenciar os estudos teóricos dos empíricos, investigando as características gerais de cada um. Ademais, apresenta um estudo bibliométrico das seguintes variáveis: autores, periódicos e ano de publicação a fim de explorar como esse campo vem se comportando no decorrer dos anos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e quanti-qualitativa que utilizou a bibliometria e a análise de conteúdo como instrumentos metodológicos. A partir dos dados coletados, avaliou-se que a produção da biblioterapia é pouco produzida no âmbito científico, havendo predominância de uma quantidade significativa de artigos publicados por poucos autores e em poucos periódicos sobre esse assunto. Conclui que a biblioterapia é uma perspectiva de atuação para o bibliotecário que deseja se inserir na área humanística, porém devido a complexibilidade da atividade é necessário que essa prática seja executada interdisciplinarmente, abrangendo outras áreas do conhecimento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7124
Other Identifiers: 2013028405
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Biblioterapia_Gadelha_2018.pdfMonografia em Biblioteconomia1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.