Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6904
Título: Simulação numérica do escoamento turbulento em canais compostos utilizando condição de periodicidade
Título(s) alternativo(s): Numerical Simulation of turbulent flow in a compound channel using periodic boundary condition
Autor(es): Sant' Ana, Sílvia Patrícia Calixto de Lira
Palavras-chave: canal composto;estrutura coerente;simulação numérica;transferência de calor
Data do documento: 6-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SANT’ ANA, S. P. C. L. Simulação numérica do escoamento turbulento em canal composto utilizando condição de periodicidade. 2018. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Canais compostos possuem regiões diferentes e em cada uma delas o escoamento vai se comportar de maneira diferente. Nas regiões mais largas, chamadas de canais principais, o fluido escoa mais facilmente. Essas regiões são conectadas por uma fenda, onde o fluido é desacelerado devido a forças viscosas, originando escoamentos cisalhantes. O fluido escoa axialmente e a presença dessa fenda provoca o aparecimento de estruturas de grande escala denominadas de estruturas coerentes, que provocam flutuações na velocidade transversal, o que, consequentemente, modifica o escoamento turbulento. Em decorrência disso, o processo de transferência de calor também é alterado. Este trabalho tem o objetivo de analisar os efeitos causados pela presença ou não das estruturas coerentes, tanto na parte dinâmica quanto na térmica. Assim, utilizou-se um canal composto retangular com um tubo interno de diâmetro D, no qual o tamanho da fenda foi o parâmetro variável. O fluido escoa axialmente, apenas na parte externa do tubo. Foram analisados três casos, em que a distância W/D (tamanho da fenda) variou. As simulações foram realizadas no software ANSYS CFX e o modelo de turbulência empregado foi o SAS SST. Como resultado, foi verificado o aparecimento das estruturas coerentes em dois dos casos. Em cada um deles foi confirmada a modificação no escoamento e no processo de transferência de calor. Sendo assim, é essencial a investigação e estudo do aparecimento dessas estruturas em um projeto, até mesmo por questão de segurança operacional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6904
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Sílvia.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.