Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6210
Título: Análise da acerca de arrecadação e previsão do ISSQN no município de Currais Novos/RN
Autor(es): Medeiros, Francisco Fernandes Dias de
Palavras-chave: ISSQN;Receita;Tributária;Fiscalização
Data do documento: 11-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MEDEIROS, Francisco Fernandes Dias de. Análise da acerca de arrecadação e previsão do ISSQN no município de Currais Novos/RN. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza vem nos últimos anos se consolidando como o imposto de maior significância para a arrecadação tributária municipal, para tanto vamos realizar uma análise acerca da arrecadação e previsão do ISSQN no Município de Currais Novos-RN, em virtude da discrepância encontrada entre o estimado e o realizado para as receitas do referido imposto durante os anos de 2006 a 2016, com o objetivo de verificar as práticas de gestão e fiscalização, de estimativa de receita e o percentual entre o previsto e o arrecado em cada exercício financeiro. Para tal, realizou-se uma breve pesquisa bibliográfica com autores acerca do tema de contabilidade pública, administração pública e sobre Lei relacionadas ao tema, caracterizando o tema estudado e a instituição em questão. Adotando-se uma metodologia pesquisa descritiva afim de delinear o processo de arrecadação e estimativa do ISSQN, que se caracterizou um estudo de avaliação de programa, a qual utilizou-se técnicas qualitativas de entrevista, no intuito de conhecer a prática do Setor de Tributação, e coleta de dados contábeis junto ao Setor de Contabilidade estes tratados de forma quantitativa, apresentados de forma gráfica e/ou tabelas. Concluindo-se que o ISSQN obteve a importância de 43% sobre as receitas tributarias do município durante os 10 (dez) anos analisados, além de encontrar um padrão no crescimento do ISSQN, que consiste no crescimento de 3 (três) anos consecutivos, sucedidos de um declínio na receita, a qual coincide com o primeiro exercício financeiro do mantado do Prefeito recém empossado, nos sugerindo uma gestão ineficiente durante o primeiro exercício financeiro. Outro ponto relevante se dar no baixo número de fiscais tributários, o qual dispõe apenas de três profissionais, onde apenas 1 (um) executa a atividade de fiscalizar, porém, esta fiscalização não contempla a o fato gerador do ISSQN. Enfim, conclui-se a maior necessidade por investimentos na fiscalização tributária em si, não apenas na fiscalização do ISSQN.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6210
Aparece nas coleções:CERES - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da acerca de arrecadação _2017_Monografia.pdfMonografia803,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.