Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5691
Title: Biblioteca na escola pública: o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE à luz do desenvolvimento de coleções
Authors: Andrade, Elisângela Moura de
Keywords: Biblioteca escolar – escola pública;Desenvolvimento de coleções;Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ANDRADE, Elisângela Moura de. Biblioteca na escola pública: o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE à luz do desenvolvimento de coleções. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Discorre sobre a biblioteca escolar, no âmbito da rede pública de ensino, a partir da compreensão do processo de desenvolvimento de coleções. Almeja, de modo geral, analisar o desenvolvimento de coleções em bibliotecas escolares na educação pública. Objetiva especificamente: compreender o contexto histórico de formação da biblioteca escolar no Brasil e quais suas características de funcionamento na rede pública de ensino; entender o processo de desenvolvimento de coleções naquele tipo unidade de informação; conhecer o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) e como ele se relaciona à política de desenvolvimento de coleções dessa unidade informacional, por meio da verificação dos critérios estabelecidos pelos editais do programa para a seleção de recursos informacionais. Emprega metodologicamente a abordagem qualitativa para o aprofundamento da compressão de nosso objeto de estudo, através da análise documental dos editais do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) para verificar seus critérios de seleção de recursos informacionais. Considera que o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) atua no desenvolvimento de coleções das escolas públicas por meio da definição de critérios de seleção, que representam uma racionalidade na constituição de acervos como preconiza a literatura especializada, e da doação desses materiais para as bibliotecas escolares.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5691
Other Identifiers: 2013066667
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElisângelaMA_Monografia.pdfBiblioteconomia 1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.