Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4730
Título: Hotel de trânsito militar: uma análise da gestão da qualidade dos serviços nos hotéis de trânsito militares do estado do Rio Grande do Norte
Autor(es): Estevam, José Rivanaldo
Palavras-chave: Serviços;Gestão da qualidade;Meios de hospedagem;Forças armadas;Hotéis de trânsito
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ESTEVAM, José Rivanaldo. Hotel de trânsito militar: uma análise da gestão da qualidade dos serviços nos hotéis de trânsito militares do estado do Rio Grande do Norte. 2013. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo identificar as formas que os hotéis de trânsito militares da Marinha, Exército, Aeronáutica e Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte se utilizam para realizar a gestão da qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, bem como, verificar se existem diferenças no atendimento e administração entre um hotel tradicional e um hotel militar. Diante de um cenário em que as pessoas estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade nos serviços oferecidos, os hotéis que buscarem a excelência na prestação de serviços terão melhor desempenho e rentabilidade. Na hotelaria, a qualidade no atendimento ao cliente é fator decisivo para que estas tenham lugar de destaque dentro do setor turístico. Neste contexto, a qualidade passou a ser um diferencial competitivo não só dos produtos, mas também, dos serviços oferecidos pelas empresas através do capital humano. Quanto à metodologia, à pesquisa foi caracterizada como descritivo- exploratória com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado neste trabalho foi um questionário com perguntas abertas, permitindo flexibilidade nas respostas e na entrevista. Foi possível perceber que os hotéis militares utilizam fichas de avaliação para avaliar a qualidade no atendimento. O treinamento na maioria dos hotéis é feito no próprio ambiente de trabalho. A seleção de funcionários é feita através do setor de recrutamento e leva-se em consideração principalmente o perfil do militar para trabalhar em hotel. Foi possível identificar que os hotéis de trânsito da Marinha, Exército e Aeronáutica recebem apenas militares, dependentes, funcionários civis das três forças ou outros com autorização do comandante do quartel em que o hotel está localizado. E que o único hotel militar que recebe o público em geral é o da Polícia Militar do RN. Conclui-se que, os hotéis de trânsito militares do RN preocupam-se com a qualidade dos serviços, fato percebido quando eles se utilizam de fichas de avaliação de desempenho preenchido pelos hospedes.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4730
Aparece nas coleções:Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséRE_Monografia.pdfTurismo3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.