Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4631
Title: Marketing em unidades de informação: estratégias de promoção e comunicação de serviços na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM)
Authors: Lima, Vanusia Edna Leite de
Keywords: Marketing em instituições que não visam lucro;Marketing em unidades de informação;Biblioteca universitária;Biblioteca Central Zila Mamede
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Vanusia Edna Leite de. Marketing em unidades de informação: estratégias de promoção e comunicação de serviços na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Estuda aspectos relativos ao Marketing em instituições que não visam lucro, especificamente em unidades de informação. Apresenta conceitos e tipologias associados ao Marketing como um conjunto de estratégias que visam satisfazer as necessidades dos usuários. Objetiva analisar a aplicação das estratégias de marketing pela Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). Visa especificamente estudar questões concernentes à aplicação do Marketing em unidades de informação; verificar se existe um plano de Marketing elaborado e atualizado para a BCZM; identificar quais as estratégias implementadas para a promoção e comunicação dos serviços dessa unidade de informação. Utiliza como metodologia a pesquisa de caráter bibliográfico, documental, exploratório, descritivo e monográfico (estudo de caso), utilizando também um estudo qualitativo mediante a técnica de observação não participante e aplicação de entrevista semiestruturada com a comissão de marketing da unidade de informação. Conclui que, apesar da existência de uma comissão de marketing formada desde 2010, não existe um plano de marketing que direcione as ações de marketing no âmbito da biblioteca. Ressalta que a análise do regimento interno da biblioteca datado de 2013, também não contempla especificamente a elaboração de um plano de marketing. Evidencia a inexistência de estudos de usuários ou ações de pesquisas em andamento voltadas para a unidade de informação medir o grau de satisfação da comunidade usuária em relação aos serviços da biblioteca para fins de aquisição de indicadores confiáveis para o direcionamento das ações de marketing. Destaca que o marketing realizado na biblioteca analisada é incipiente, o que pode ser decorrente de um componente principal para essa implementação: indicadores que revelem a satisfação e expectativas da comunidade usuária da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4631
Other Identifiers: 200703110
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VanusiaELL_Monografia.pdfBiblioteconomia798.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.