Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3815
Title: A contribuição da Arquitetura da Informação Pervasiva para a Encontrabilidade da Informação em Repositórios Institucionais: uma análise do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Authors: Silva, Dayane Nunes da
Keywords: Arquitetura da Informação;Arquitetura da Informação Pervasiva;Encontrabilidade da Informação;Repositórios Institucionais;Repositório Institucional da UFRN
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Dayane Nunes da. A contribuição da Arquitetura Pervasiva para a Encontrabilidade da Informação em Repositórios Institucionais: uma análise do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Os ambientes de informação como objetos de estudo da Arquitetura da Informação tem sofrido mudanças referentes à adaptação aos avanços da tecnologia. Nesse contexto, emergiu a Arquitetura da Informação Pervasiva como uma nova abordagem da Arquitetura da Informação a qual segue a vertente da transmissão da informação nos ambientes de informação híbridos (analógico e/ou digital). A vista disto buscou-se encaminhar esta pesquisa para o ambiente de informação do Repositório Institucional da UFRN, pois este se caracteriza como um ambiente de informação com acesso nacional e internacional que pertence a academia científica, portanto a adaptação deste ambiente de informação às novas demandas tecnológicas deve ser considerada prioridade. A pesquisa tem por objetivo compreender como a Arquitetura da Informação Pervasiva pode auxiliar na encontrabilidade da informação no referido repositório institucional. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com aplicação da técnica de análise da interface e observação através de atributos da Encontrabilidade da Informação e Arquitetura da Informação Pervasiva dispostas em checklist criado para análise de ambientes híbridos. Diante disto, os resultados obtidos destacam que o Repositório da UFRN possui poucos aspectos da Arquitetura da Informação Pervasiva, o que pode comprometer a encontrabilidade da informação no contexto tecnológico atual. Conclui-se que em face da importância deste ambiente para a instituição, a Arquitetura da Informação Pervasiva deve ser trabalhada neste ambiente pelos profissionais responsáveis, uma vez que seu bom funcionamento pode influenciar significativamente na Encontrabilidade da Informação disponível. Todavia, são necessários estudos com usuários para validar os resultados obtidos na análise apresentada neste trabalho.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3815
Other Identifiers: 2013026483
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DayaneNS_Monografia.pdfBiblioteconomia1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.