Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3808
Title: As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede
Authors: Fernandes, Monaliza de Melo
Keywords: Biblioteca universitária;Serviço de referência e informação;Web 2.0;Ferramentas 2.0;Biblioteca Central Zila Mamede
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Monaliza de Melo. As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zilá Mamede. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.
Portuguese Abstract: Estuda questões relativas às ferramentas da Web 2.0 e a importância da sua utilização para o Serviço de Referência oferecido no âmbito das bibliotecas universitárias. Tem como objetivo geral analisar as ferramentas utilizadas pela Biblioteca Central Zila Mamede na prestação e divulgação dos seus serviços para comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como universo da pesquisa a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza metodologia de caráter bibliográfico, exploratório e monográfico (estudo de caso), mediante a aplicação de questionário e análise qualitativa das ferramentas da Web 2.0 utilizadas por essa unidade de informação. Identifica através da pesquisa que a Biblioteca Central Zila Mamede não utiliza as ferramentas da Web 2.0para a realização do Serviço de Referência Virtual, uma vez que esses recursos são utilizados apenas em forma de divulgação e marketing da unidade de informação e da instituição, apesar da existência de ideias que se concretizarão em esforços para desenvolver outras iniciativas nesse contexto. Apresenta sugestões de novas atividades a serem desenvolvidas pela BCZM para o uso das ferramentas da Web 2.0 como canais de comunicação para a prestação efetiva do serviço de Referência Virtual. Conclui destacando a importância que o serviço de referência virtual tem, juntamente com o auxílio das ferramentas da Web 2.0, exercem nas bibliotecas universitárias como um grande pilar para o incentivo à pesquisa, ao ensino e à extensão.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3808
Other Identifiers: 2012978831
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MonalizaMF_Monografia.pdfBiblioteconomia1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.