Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3761
Título: O brincar no contexto hospitalar e sua relevância na aprendizagem infantil
Título(s) alternativo(s): Playing in the hospital context and its relevance in child learning
Autor(es): Batista, Mônica Tavares
Palavras-chave: Criança;Brincar;Aprendizagem;Classe Hospitalar;Child;Play;Learning;Hospital Grade
Data do documento: 6-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BATISTA, Mônica Tavares. O brincar no contexto hospitalar e sua relevância na aprendizagem infantil. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Na intenção de ampliar conhecimentos e estudos sobre o brincar e o processo de aprendizagem da criança, abordamos neste estudo o brincar e sua relevância para aprendizagem infantil no contexto hospitalar, investigando como esta ação, contribui no processo de aprendizagem no período de internação infantil, conhecendo e refletindo a importância dos desafios da atuação pedagógica neste ambiente. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória junto aplicação de questionários a profissionais da área, na perspectiva da investigação qualitativa em educação, contendo perguntas objetivas e subjetivas, a fim de responder aos objetivos propostos. Os resultados obtidos de acordo com a pesquisa apontam que o brincar contribui de forma significativa na aprendizagem infantil, colaborando com os procedimentos próprios do ambiente hospitalar e envolvendo a criança no universo das aprendizagens escolares, estimulando a autoestima e influenciando positivamente no processo de cura. Constatou-se que o grupo pesquisado atribui grande importância no ato do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, reconhecendo que este é uma ferramenta de suma importância para o trabalho docente com êxito, sendo deste modo, um meio de superar as dificuldades encontradas neste contexto.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3761
Aparece nas coleções:Pedagogia (Presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O brincar no contexto hospitalar e sua relevância na aprendizagem infantil_Artigo_2016.pdf635,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons